Páginas

21.6.08

Informação técnica: insulante ou democratizante?

Dado e informação são considerados elementos fundamentais para o processo de comunicação. Podemos entender dados como elementos em estado bruto que se transformam em informação na medida em que são coletados, organizados, ordenados, relacionados e que se atribuem a eles significados em um determinado contexto. Dados podem ser trabalhados independentemente da existência do indivíduo enquanto a informação existe no contexto do usuário e tem por finalidade exercer algum impacto sobre o julgamento ou comportamento do receptor.
Alguns aspectos a serem considerados sobre a informação:
  • quantidade de informação: leva em conta a quantidade suficiente para a tomada de decisão e as restrições do homem como processador;
  • qualidade da informação: determina a motivação e contribui para a efetiva tomada de decisão;
  • satisfação: nível pelo qual o decisor se satisfaz com o resultado de um sistema de informações;
  • erros: medidas incorretas de dados e dos métodos de coleta, procedimento de processamento, falsificação etc.
  • vieses: distorções que uma vez identificadas podem ser eliminadas mediante ajustes.
  • valor da informação: associado ao custo e utilidade.

Mas quando a informação assume status de conhecimento? O conhecimento está estritamente relacionado à percepção do individuo, que codifica, decodifica e usa a informação de acordo com seus modelos mentais. Há sempre uma representação como prática discursiva. Os significados dominantes não são determinantes, mas são preferenciais, ou seja, não quer dizer que terão obrigatoriamente o mesmo significado por quem os recebe, pois não existe uma correspondência necessária entre codificação e decodificação. Porém, o debate em torno da importância da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea abarca questões de fundo social, político e ético, além das de ordem econômica.

Na literatura disponível os termos e delimitações normalmente confundem-se. Informação “sobre o meio ambiente” é aquela que focaliza os fenômenos ambientais, de forma especializada e, informação “para as questões ambientais” como sendo aquela que se caracteriza por sua abrangência e natureza interdisciplinar e, principalmente, por sua capacidade de proporcionar uma análise crítica que se reverta em uma ação. Assim, optei pelo termo “Informação técnica” para designar informação “para as questões ambientais”.

A informação é condição sine qua non para a participação democrática e sua divulgação (incluindo a divulgação da informação científica) é essencial para a construção da democracia. Por este ângulo, a informação técnica é importante para que todos tomem ciência do meio em que vivem e das propostas, ao mesmo tempo em que deve contribuir para a construção e/ou atualização de uma opinião de modo que cada cidadão possa se posicionar de forma consciente diante de um processo de tomada de decisão.

Nenhum comentário: